...PALAVRAS INSONORAS!!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estado reduzirá queima da palha da cana em 20% em 2012


Do O Fluminense

A queimada da palha, para colheita da cana-de-açúcar, será reduzida em pelo menos 20% ainda esse ano. A informação é dos secretários estaduais de Agricultura, Christino Áureo, e do Ambiente, Carlos Minc, após reunião realizada na quarta-feira (28/03). Segundo Christino, o Estado já possui todas as condições de cumprir nesta safra o que determina a Lei 569/11, sancionada pelo governador Sergio Cabral, em 2011. Após consulta ao Ministério do Meio Ambiente, que considerou a lei oportuna e válida, o Governo do Rio de Janeiro decidiu que a matéria será implantada ainda esse ano, e informou que o setor já está preparado para atender a demanda.


- As usinas do principal polo produtor de cana-de-açúcar, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, já adquiriram o maquinário necessário paro o corte mecanizado da cana crua. O Ministério elogiou a nossa legislação e concordou que a melhor maneira de erradicar essa prática antiga em todo País é fazendo sua redução gradual. Acreditamos que ainda esse ano atingiremos indicadores maiores do que os preconizados na legislação - afirmou o secretário de Agricultura.

Durante o encontro, os secretários discutiram também a melhor forma de conduzir o processo, sendo decidido a realização de uma mobilização junto aos produtores fluminenses a fim de informá-los sobre os novos parâmetros de colheita do produto.

A Lei 569/11 dispõe apenas sobre áreas acima de 100 hectares, pequenos produtores ainda estão isentos da exigência. Segundo o subsecretário de Agricultura, Alberto Mofati, em 2011 já houve uma redução no percentual de áreas que sofreram queimadas.

Nenhum comentário: