...PALAVRAS INSONORAS!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PIG ou Pig, o seu significado

Tenho lido em muitos blogs a expressão “PIG”. Sei que muitos sabem o que quer dizer, mas outros, não têm a menor idéia. Tomei conhecimento do quer dizer a sigla há mais ou menos um ano.



Significado de “PIG” segundo a Wikipédia:



“O Partido da Imprensa Golpista (comumente abreviado para PIG ou PiG) é uma expressão usada por órgãos de imprensa e blogs políticos de orientação de esquerda para se referir a órgãos de imprensa e jornalistas por eles considerados tendenciosos, que se utilizariam do que chamam grande mídia como meio de propagar suas idéias e tentar desestabilizar governos de orientação política contrária.”



Ainda, de acordo com a Wikipédia o termo é usado:



“A expressão foi popularizada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog Conversa Afiada, mas, segundo ele, foi inspirada em um discurso do deputado petista Fernando Ferro. Amorim, quando utiliza o termo, escreve com um i minúsculo, em alusão ao portal iG, do qual foi demitido em 18 de março de 2008, no que descreve como um processo de "limpeza ideológica". De acordo com ele, até políticos teriam passado a fazer parte do PIG: "O partido deixou de ser um instrumento de golpe para se tornar o próprio golpe. Com o discurso de jornalismo objetivo, fazem o trabalho não de imprensa que omite; mas que mente, deforma e frauda.

O termo também é utilizado pelos jornalistas Luiz Carlos Azenha e Rodrigo Vianna em seus blogs, em referência a eventos ocorridos no Brasil e no exterior. De maneira geral, hoje a expressão é bastante usada em parte dos sites e blogs de esquerda no Brasil.



O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá respaldo à ideia contida no termo quando reclama: "Quem faz oposição nesse país é determinado tipo de imprensa. Ahhh, como inventam coisa contra o Lula. Se eu dependesse deles para ter 80% de aprovação, teria zero."

O termo é utilizado para se referir à qualidade do jornalismo praticado pelos grandes veículos de comunicação do Brasil, que seria, segundo seus criadores e utilizadores, demasiadamente conservador e que teria o intuito de prejudicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros de seu governo de forma constante.

De acordo com Amorim, o termo PIG pode ser definido da seguinte forma:

Em nenhuma democracia séria do mundo jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político — o PiG, Partido da Imprensa Golpista

Amorim afirma ainda que a imprensa brasileira seria golpista sempre que o presidente da república é de origem trabalhista, ao mesmo tempo a imprensa nunca publicaria absolutamente nada contra presidentes de origem não trabalhista. O PIG, segundo ele, teria sua origem com Carlos Lacerda, que ajudou a "matar Getúlio Vargas"; teria continuado travando sua luta contra Juscelino Kubitschek e João Goulart, até se aliar à ditadura militar; teria perseguido o governo Brizola; e agora conspiraria contra o governo Lula.”

Maiores informações no site Wikipédia.

Tirando o meu: quero deixar claro que a minha intenção é apenas elucidar as dúvidas em relação à expressão. Nada tenho haver com o conteúdo do site Wikipédia, nem com as opiniões dos jornalistas. Quem tem... tem medo!!! hehehehe
—Paulo Henrique Amorim

Um comentário:

Marcelo Bessa disse...

Até você, Raphael?
PIG muitas vezes é também "Partido da Imprensa Governista". Afinal de contas, desde 2003 os gastos com publicidade só fizeram crescer, embora ninguém fale disso.
Na verdade qualquer um que escreva o que não agrada a determinadas pessoas é tido por elas como "golpista". Quem aplaude é "mídia democrática": interessante, não?
Um abraço.