...PALAVRAS INSONORAS!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Persona Non Grata... Será?

Ahmadinejad deve chegar hoje ao Rio para a conferência das Nações Unidas



O presidente do Irã,  Mahmoud Ahmadinejad, embarcou ontem (18) em La Paz, na Bolívia, rumo ao Rio de Janeiro. A previsão é que ele chegue hoje (19) ao Brasil, de onde segue para a Venezuela. Ahmadinejad pediu uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar de uma agenda bilateral, mas o encontro ainda não foi confirmado pela Presidência da República do Brasil.

Ahmadinejad visitou pela última vez a América Latina em janeiro e fez paradas na Venezuela, Nicarágua, no Equador e em Cuba. O iraniano participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A visita dele ao Rio gerou protestos no domingo (17) em Ipanema, um dos bairros mais famosos da cidade, reunindo manifestantes que protestaram contra o que chamaram de política discriminatória do governo iraniano.

Antes de viajar para o Brasil, Ahmadinejad passou um dia em La Paz, na Bolívia. Na conversa com o presidente boliviano, Evo Morales, foi definida a ampliação das relações comerciais e parcerias para a construção de quatro fábricas de produtos lácteos, além de um hospital e da diversificação no setor agrícola.

Ahmadinejad convidou Morales para participar da Cúpula dos Países Não Alinhados, que ocorrerá em agosto em Teerã, capital iraniana. O movimento dos países não alinhados reúne mais de 100 países em desenvolvimento que pretendem construir um caminho próprio e independente em relação às nações desenvolvidas.

Na última etapa da viagem à América Latina, Ahmadinejad irá à Venezuela para reuniões com o presidente Hugo Chávez. Ambos são amigos, além de parceiros políticos e comerciais tradicionais. Chávez fez nove viagens a Teerã nos últimos 13 anos, enquanto Morales visitou o Irã duas vezes.

O ministro das Relações Exteriores do Irã,  Ali Akbar Salehi, o vice-presidente executivo de Relações Exteriores,  Hamid Baqaei, e o vice-presidente para Assuntos Internacionais, Ali Sa'eedlou,  acompanham Ahmadinejad nas viagens.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Da Agência Brasil
Renata Giraldi e Carolina Gonçalves*
Enviadas Especiais

*Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, Press TV e da agência pública de notícias da Bolívia, ABI//

Edição: Graça Adjuto

Nenhum comentário: