...PALAVRAS INSONORAS!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Primeira cidade a receber iluminação pública



Do RankBrasil

Recorde é de Campos dos Goytacazes – RJ, que obteve o serviço em 1883

Campos dos Goytacazes – RJ foi a Primeira cidade a receber iluminação pública, por sua importância e pela presença de uma usina termoelétrica.

O serviço municipal foi inaugurado em 1883, pelo imperador Pedro II, através de uma termoelétrica a vapor, com potência de 52KW, fornecendo energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.

No período colonial, a cidade foi referência econômica e política para o Brasil. O município também teve relevância para o movimento abolicionista no país.

Além de fazer história pelo pioneirismo na iluminação pública, Campos dos Goytacazes foi um dos primeiros municípios do país a embarcar voluntários para a guerra do Paraguai, em 28 de janeiro de 1865.

Colonização
A região era habitada originalmente pelos índios Goytacazes, que em tupi-guarani significa ‘corredores da mata’ e para outros, ‘índios nadadores’.

A colonização do município começou em 1627, pelos portugueses. Pertenceu à capitania de São Tomé e depois se tornou a vila de São Salvador dos Campos. Em 28 de março de 1835 o local foi elevado à categoria de cidade.

Nenhum comentário: