...PALAVRAS INSONORAS!!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Contagem regressiva para a Fenicafé



Do FarolCom


Pesquisadores, produtores, empresários da agroindústria, profissionais do agronegócio e estudantes estarão reunidos durante a XV Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé, a maior feira de irrigação e tecnologia para a cadeia produtiva cafeeira, a ser realizada de 28 a 30 de março, em Araguari.


O evento apresenta as mais novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada e ocorre simultaneamente com o XVII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, com a XV Feira de Irrigação em Café do Brasil e com o XIV Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. A organização é da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA e a co-organização, da Embrapa Café.


A Fenicafé, um dos três maiores eventos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, tem conquistado espaço e interesse social crescente por contribuir com a evolução da técnica da irrigação e a diminuição dos custos dos sistemas de irrigação. Além disso, a Fenicafé auxilia na formação da mentalidade que prioriza eficiência e qualidade do sistema de produção por meio da conscientização sobre a melhor utilização dos recursos hídricos.


Com um público médio de 20 mil pessoas vindas de mais de 100 localidades diferentes, cerca de noventa expositores de produtos e serviços voltados ao setor e volume de dinheiro superior a 28 milhões de reais, a feira é uma excelente oportunidade de atualização e geração de negócios. “Nosso foco é a divulgação de técnicas e pesquisas em cafeicultura irrigada, o debate e a troca de conhecimentos”, diz o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA, Nivaldo Ribeiro. Segundo ele, 90% dos produtores de Araguari são de pequeno porte. “É um desafio fazer chegar o resultado da pesquisa até eles, os que mais precisam de assistência técnica na cadeia produtiva do café. E a Fenicafé tem tido importante papel nesse sentido”.


No ano passado, a feira teve um dia internacional, com a participação de dois palestrantes de Israel e dois dos Estados Unidos, que trouxeram as suas experiências em gestão eficiente da água na agricultura irrigada. O tema deste ano “As melhores ideias em irrigação para aumentar a produtividade de seu café”, confirma a marca da inovação e criatividade do evento.


Entre os temas de palestras estão Mercado de Café, Gotejamento da Lavoura, Química e Fertilidade do Solo, Bioativação do Solo, Adequação Ambiental, Código Florestal, Plano de Agricultura, Resultados Práticos da Gestão de Irrigação, Nematóide, Agricultura de Precisão, Perspectiva Mundial de Consumo de Café e Concorrentes Mundiais do Brasil. Ao final de cada uma serão realizados debates com grandes nomes de alto conhecimento sobre os assuntos. Além disso, pela primeira vez em sua história, a Fenicafé contará com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.


Segundo o coordenador técnico do evento, o professor André Luís Teixeira Fernandes, “neste ano deverão ser apresentados no Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada cerca de 30 trabalhos de pesquisa de várias instituições do Brasil, a maioria de pesquisadores participantes do Consórcio Pesquisa Café”. Segundo o coordenador, desde a primeira edição do Simpósio, já foram apresentados mais de 450 artigos científicos envolvendo cafeicultura e irrigação, permitindo cada vez mais o crescimento sustentável da cafeicultura irrigada no Brasil. “Em 1995, o Brasil irrigava 5 mil hectares. Hoje, 17 anos depois, já são 260 mil hectares irrigados nas mais diversas regiões cafeeiras. Muitas inovações desenvolvidas pelas instituições de pesquisa e empresas de irrigação foram divulgadas e disponibilizadas aos cafeicultores irrigantes durantes as 16 edições da feira”, completa.


Pesquisadores da Embrapa Café irão participar do evento. “A presença desses especialistas representa o cumprimento da missão de divulgação e transferência dos resultados da pesquisa em café para a sociedade”, declara o gerente geral da Unidade, Paulo César Afonso Jr.


Entre as instituições participantes destacam-se Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Universidade Federal de Uberaba - Uniube, Faculdades Associadas de Uberaba - Fazu, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Agronômico – IAC e Instituto federal do Triângulo Mineiro - IFTM.


Flávia Bessa | Comunicação & Negócios da Embrapa Café
http://www.embrapa.br/cafe

Nenhum comentário: