...PALAVRAS INSONORAS!!!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dislexia: o papel vital dos professores

Profissionais de educação desempenham tarefa importante para ajudar alunos disléxicos a superar os obstáculos impostos por esse distúrbio.




Da PROTESTE

Professores têm papel essencial no trabalho com alunos disléxicos. Se o estudante não consegue aprender da maneira tradicional, ensine-o de outra forma. O sucesso dependerá do cuidado em relação à sua leitura e das estratégias de ensino usadas, como as que seguem:

• Melhorando a autoestima

- Incentive a autoestima do aluno, valorizando o que ele faz bem;

- Ressalte os acertos, mesmo os pequenos;

- Valorize todo esforço e interesse;

- Dê tarefas que o façam sentir-se útil;

- Não use expressões como "tente esforçar-se";

- Fale sobre suas dificuldades, mas sem fazê-lo sentir-se incapaz;

- Respeite o seu ritmo; o disléxico precisa de mais tempo para processar informações.


• Monitorando as atividades

- Certifique-se de que as tarefas de casa foram compreendidas e anotadas;

- Caso ele não entenda a questão, leia-lhe as instruções;

- Leve em conta dificuldades específicas ao corrigir deveres;

- Estimule a expressão verbal;

- Forneça instruções curtas e simples;

- Dê "dicas" específicas de como ele pode estudar a disciplina;

- Oriente-o sobre como organizar-se;

- Não insista em exercícios de fixação repetitivos e numerosos;

- Use o computador, mas certifique-se de que o programa é adequado ao nível dele;

- Permita o uso de gravador;

- Esquematize o conteúdo das aulas quando o assunto for muito difícil para o aluno;

- “Uma imagem vale mais que mil palavras": demonstrações e filmes enfatizam as aulas;

- Não insista para o aluno ler em voz alta; ele tem consciência de seus erros.


• Nas avaliações

- Leia as questões junto com o aluno, para ele entender o que foi perguntado;

- Esteja disponível para esclarecer dúvidas;

- Dê tempo para ele fazer a prova com calma;

- Verifique as respostas e, caso seja necessário, confirme o que ele quis dizer com o que escreveu, anotando suas respostas;

- Ao corrigi-la, valorize a produção do aluno; frases aparentemente sem sentido e palavras incompletas ou erradas não representam conceitos ou informações erradas;

- Faça avaliações orais sempre que possível.

Nenhum comentário: