Pesquisa faz crescer cabelo humano em camundongo
Estrutura da pele responsável por produzir pelo foi implantada na costa do animal, contendo células-tronco humanas
Teste em ratos está trazendo esperança ao tratamento da calvície em homens. Cientistas da Universidade de Ciências de Tóquio, no Japão, conseguiram fazer crescer cabelo humano na pele de um camundongo sem pelos. O estudo, publicado nesta terça-feira (17) na revista Nature Communications, representa ainda um importante avanço em pesquisas com células-tronco.
Os cientistas desenvolveram em laboratório folículos pilosos – que são estruturas da pele capazes de produzir um pelo – utilizando células-tronco retiradas da pele humana. Eles foram então transplantados nas costas de um rato careca. Três semanas depois, 74% destes folículos implantados geraram novos fios de cabelo.
Transplante foi realizado junto aos nervos e tecidos do animal, o que tornou os folículos totalmente funcionais e capazes de fazer crescer cabelo novamente, mesmo que ele caia ou seja arrancado. Os pesquisadores também conseguiram alterar a densidade e a cor do cabelo, dependendo do tipo de célula implantada no folículo piloso.
A equipe afirmou, porém, que vai levar ainda uma década para que o tratamento possa ser aplicado em humanos. Acredita-se também que a técnica não será utilizada para a cura de calvície prematura, mas apenas como tratamento de perda de cabelo devido a alguma lesão ou doença, já que há uma grande dificuldade em se regenerar grandes quantidades de cabelo.
Da Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário