...PALAVRAS INSONORAS!!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais três municípios do Rio terão mapeamento de áreas de risco



Do Diário Democrático

Os municípios de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense; Varre-Sai e Itaperuna, no Noroeste do estado, receberão a visita da equipe do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), durante o mês de abril, para dar prosseguimento aos trabalhos de mapeamento de áreas de risco iminente a escorregamentos nestas regiões.


Ontem (9), foi a vez de Campos, dia 15 é a cidade de Varre-Sai e dia 23, Itaperuna. Na primeira etapa acontecem as Oficinas Técnicas, que são obrigatórias. A segunda fase dos trabalhos, que prevê os sobrevoos de helicóptero visando cobrir, a cada voo, de três a seis municípios, se dará após a realização das oficinas, de acordo com o avanço dos trabalhos.

Os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, e Italva, no Noroeste, foram os primeiros a serem vistoriados, entre os 18 municípios que compõem o setor 08 do mapeamento de área de risco do estado. Técnicos da empresa TWG - Consultoria e Projetos Geológicos Ltda, vencedora do processo licitatório para a realização do serviço, estão responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho.

Durante a execução dos serviços, o DRM-RJ disponibiliza espaço físico para atuação dos geólogos da TWG, o que permite interação com os geólogos do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos – NADE, possibilitando acelerar a finalização dos produtos. O prazo é de seis meses para execução do trabalho.
Os municípios são mapeados de acordo com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM). Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São José de Ubá são as cidades deste setor que faltam ser vistoriadas.

“O trabalho vem sendo dividido por semana e a equipe tem tempo para realizar o serviço. Com mais estes três, 1/3 do setor 08 já vai ter sido visitado pela equipe”, destaca o presidente do DRM-RJ, Flavio Erthal.

Nenhum comentário: