...PALAVRAS INSONORAS!!!

domingo, 6 de maio de 2012

Ex-agente se contradiz em novo livro sobre ditadura



Em um livro recém-lançado, "Memórias da guerra suja", o ex-agente policial Cláudio Guerra afirma que, na condição de agente da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), incinerou corpos de adversários da ditadura militar numa usina de cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, ao longo de 1974. O depoimento é uma reviravolta na história relatada pelo próprio ex-agente ao longo do tempo. Uma biografia autorizada por ele, "Guerra, o cana dura", coletânea de artigos publicados em 1980 e 1981, destaca que o ex-agente só ingressou no DOPS em setembro de 1975.

A primeira biografia, a mais antiga, foi escrita pelo jornalista Pedro Maia, conhecido cronista policial de Vitória nos anos 1970 e 1980, que tinha acesso direto a Cláudio Guerra, um agente que se destacou na estrutura do crime organizado do Espírito Santo e na organização criminosa Scuderie Le Cocq, acusada de extermínio na região Sudeste. O livro de Pedro Maia ressalta que Guerra entrou para a Polícia Civil como escrivão em 1969, se formou em direito na Faculdade de Colatina em 1973 e, no ano seguinte, passou a chefiar a Delegacia de Crimes Contra a Fazenda Pública e Economia Popular (Decapep). Ficou lá cerca de um ano, para "zelar pelo consumidor e pelo patrimônio público". "Em setembro de 1975, o já experiente delegado Cláudio Antonio Guerra foi nomeado para chefiar a temida Delegacia de Ordem Política e Social, a DOPS", escreve Maia.

Agora, no livro "Memórias da guerra suja", Cláudio Guerra conta que virou "combatente dos subterrâneos da batalha contra a guerrilha no segundo semestre de 1972" e já era integrante do DOPS há tempo. "... nessa época eu já era um policial experiente e famoso no Espírito Santo. Eu era delegado do DOPS, conhecido, temido e respeitado como investigador e exímio atirador de elite", afirma em entrevista aos jornalistas Rogério Medeiros e Marcello Neto, autores de "Memórias da guerra suja".

A recém-divulgada biografia do ex-agente não confronta as diferenças de datas, mas cita a primeira biografia num trecho narrado em primeira pessoa por Guerra. "José Roberto Jeveaux (dono do jornal O Povão, de Vitória) havia patrocinado um livro sobre mim, o "Cana dura", redigido por Pedro Maia, e eu não quis participar da sua execução. Frequentávamos a casa um do outro, e não me envolveram nisso", relata Guerra, que sugere ter tido boa relação com Maia e Jeveaux, responsáveis pela primeira biografia

As duas biografias apresentam um Cláudio Guerra "matador". A diferença é que a primeira obra fala de um matador de ladrões de carro, traficantes de drogas e estelionatários e segunda, um exterminador de presos políticos. O livro "Memórias da guerra suja", a nova versão da história do ex-agente, poderá pautar a Comissão da Verdade, na opinião de seus autores, expressa na orelha da publicação. Mas para isso, destacam os jornalistas, a presidente Dilma Rousseff terá de indicar para sua composição "pessoas maduras, isentas e equilibradas".

A desova de corpos era uma prática recorrente na região dos canaviais no Norte Fluminense durante operações dos representantes da Le Coq. A incineração de restos mortais de militantes de esquerda nos anos 1970 só tinha sido relatada em 1993, pelo ex-agente da Aeronáutica Paulo Cabral, que contou ter visto corpos de guerrilheiros do Araguaia serem incinerados na Serra das Andorinhas, no Sul do Pará. Em 1993 e, mais recentemente, em 2011, Cabral levou uma equipe de militares para tentar localizar a área onde teria ocorrido a queima de corpos.

Ministra compara método de torturadores aos do nazismo

Brasília (AE) - A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, comparou os métodos usados por agentes durante a ditadura militar, descritos no livro Memórias de Uma Guerra Suja, a ações do tempo do nazismo. A ministra fez questão de ressaltar não ter lido o livro do ex-delegado da Polícia Civil do Espírito Santo Cláudio Guerra. O livro de Guerra, uma coletânea de entrevistas dadas aos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Menezes, traz a informação de que opositores do regime militar teriam sido incinerados nos fornos de uma usina de cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro. O ex-delegado afirma ter ele mesmo levado os corpos até o local.

"As declarações são graves e trazem a público métodos comparáveis ao nazismo", afirmou. "Mas todas essas declarações e todas as outras que surjam podem e devem ser trabalhadas no âmbito da Comissão da Verdade", afirmou. A comissão, no entanto, ainda não foi instalada, já que seus membros não foram indicados.

A escolha está a cargo da presidenta Dilma Rousseff e os ministros, mesmo ligados diretamente ao tema, como Maria do Rosário, tomam muito cuidados em não tratar do assunto. A ministra se recusou a comentar o atraso na nomeação, que deveria ter sido feita no mês passado. A expectativa é que os nomes sejam indicados na próxima semana.

Entre os presos políticos que teriam sido incinerados num forno de uma usina de cana-de-açúcar no interior do Rio de Janeiro, estava o militante do partido Comunista Brasileiro Luiz Ignácio Maranhão Filho.

Luiz Maranhão, cujo corpo nunca foi devolvido à família, foi preso no dia 3 de abril de 1974 em São Paulo por agentes policiais da repressão. A versão até então era de que o corpo dele teria sido jogado num rio após ser torturado nas dependências do DOI-CODI.

Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário: