Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2010, professor público possuía título de doutor e trabalhava em tempo integral
O professor típico das universidades públicas brasileiras é homem, tem 45 anos e possui título de doutor. Nas universidades privadas, o perfil do docente também é do sexo masculino, mais um pouco mais jovem, com 33 anos, e tem mestrado. As informações fazem parte do Resumo Técnico da Educação Superior 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Conforme o levantamento, de forma geral, profissionais da rede privada são menos especializados. São 15,4% de doutores nas particulares, contra 49,9% nas públicas. Docentes com apenas especialização respondem por 41,5% do total nas universidades particulares e, nas públicas, 21,2%.
O levantamento mostra diferenças também em relação ao regime de trabalho adotado pelos profissionais do ensino superior, em 2010. Nas universidades públicas, a maioria esmagadora dos professores (80,2%) trabalhava em horário integral, enquanto 12,8% atuavam em regime parcial e apenas 6,8% eram horistas. Nas universidades particulares, a situação se invertia: 48% dos profissionais trabalhavam como horista, 28% em tempo parcial e 24% integral. Apesar de representar quase metade dos profissionais, o percentual teve expressiva queda em comparação com 2008, quando 57,7% estavam no regime horista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário