A cheia dos rios é a maior preocupação dos moradores. Governo Federal enviou R$ 25 milhões para a recuperação de diques.
Faltando pelo menos de um mês para o verão, os moradores de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, estão apreensivos com as chuvas deste período. Em Três Vendas, Zona Rural, quase sempre o rio Muriaé transborda e inunda a comunidade. Em janeiro deste ano, diques se romperam e uma parte da BR-356 foi levada pela força da água.
O Governo Federal enviou R$ 25 milhões para a recuperação dos diques danificados em Campos dos Goytacazes e em Cardoso Moreira, as obras já estão prontas, mas, de acordo com a Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, a recuperação dos pontos que se romperam não será suficiente para evitar um novo alagamento em Três Vendas. As estruturas não ganharam reforço e ainda estariam vulneráveis a força do Rio Muriaé.
Na Ilha do Cunha, a primeira comunidade a ser atingida quando o Rio Paraíba do Sul transborda, a preocupação é menor. Cerca de 180 famílias que moravam na área próxima a margem agora vivem em conjuntos habitacionais da prefeitura.
O superintendente do Inea, em Campos dos Goytacazes, Rene Justen, informou que o Ministério da Infraestrutura só liberou a verba para recuperar os pontos rompidos. Disse ainda que outros projetos foram enviados para Brasília, mas até o momento nenhuma verba foi liberada e portanto não há previsão para outras obras.
Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário