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terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dilma e Graça Forster garantem obras no país



Do Monitor Mercantil
Por Sérgio Barreto Motta

Ao apagar das luzes da gestão de Sérgio Gabrielli na Petrobras, a estatal surpreendeu positivamente o mercado, ao comprar 26 e não apenas os prometidos 21 navios-sonda. Esse fato deixou clara a opção pelo conteúdo local, com apoio entusiamado de Lula e também de Dilma - com seu estilo mais comedido. E, pelo que se viu das palavras de Graça Forster, a política de construção de bens no Brasil está mantida, o que irá gerar milhares de empregos por todo o país. Certamente, essa recente megaoperação teve sinal verde de Dilma e Graça Forster.

Gabrielli aprovou 21 navios-sonda para a operadora Sete Brasil - na qual têm participação a própria Petrobras e o fundo de pensão Petros - e cinco para a operadora Ocean Rig , de German Efromovich; este é dono dos estaleiros Eisa e Mauá, ambos no Rio, e tem planos de abrir ainda o Eisa Alagoas e, portanto, deverá fazer as sondas "em casa". Já a Sete deverá montar os navios-sonda na Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e, no Rio de Janeiro, serão cinco no Keppel Fels, da Angra dos Reis e dois no OGX de Eike Batista, no Norte Fluminense.
A taxa diária média será de US$ 530 mil, para a Sete, e US$ 548 mil para a Ocean Rig. As sondas, portanto, não pertencerão à Petrobras, mas serão por ela usadas por longo prazo, como ocorre com os barcos de apoio e com navios no sistema EBN (Empresa Brasileira de Navegação). Assim, a gigante estatal obtém garantia de serviços exclusivos, sem elevar seu patrimônio e seu endividamento. O conteúdo local irá variar entre 55% e 65% e os prazos de entrega vão de 48 a 90 meses. Os preços poderão diminuir, se houver redução do PIS/Cofins.
Criada em dezembro de 2010, com apoio total da Petrobras, a Sete é um fenômeno. Já tem 28 ativos, no valor de US$ 75 bilhões, em recebíveis através de contratos com prazos que variam entre dez, 15 e 20 anos. A Sete Brasil é uma sociedade anônima brasileira de capital fechado, formada por sete investidores financeiros, incluindo bancos e os quatro maiores fundos de pensão do país. É importante salientar que, dias antes dessa concorrência, a Sete Brasil anunciou que iria construir, por conta própria, um navio-sonda, não destinado à Petrobras, no futuro estaleiro Jurong de Vitória (ES). A Sete pretende lançar essa unidade no mercado, ou seja, poderá alugar ou vender para qualquer empresa de petróleo.

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