...PALAVRAS INSONORAS!!!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

...e o Barquinho a Deslizar no Macio Azul do Mar


Consolidação da indústria naval fluminense é discutida na Navalshore

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e CODIN têm estande evento, que acontece no Centro de Convenções SulAmérica.




A consolidação do Estado do Rio de Janeiro na indústria naval foi apresentada durante a Navalshore, que acontece de hoje a sexta-feira, no Centro de Convenções SulAmérica. O diretor de Política Industrial e Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Industrial (CODIN), Alexandre Gurgel, participou da abertura oficial do evento, nesta quarta-feira, às 11h. Gurgel mostrou que o Rio é reconhecido como berço da indústria naval brasileira, já que concentra a maior parte das atividades desse setor ao longo da história.


A proximidade com a Bacia de Campos, a existência da mão de obra especializada e a formação da cadeia produtiva do setor consolidaram essa posição do Estado.

- O Rio de Janeiro responde hoje por 60% do processamento de aço do Brasil, detém 62% da mão de obra nacional do setor e concentra 22 dos 25 estaleiros mais importantes do país – explicou Gurgel.

O diretor falou ainda sobre a análise em andamento para instalação do condomínio industrial no entorno da Baía de Guanabara, para criação do polo de navipeças, que vai incentivar a atração de empresas fornecedoras de equipamentos para estaleiros. Além disso, também abordou o interesse do Rio na busca por estaleiros de reparo.

- As empresas precisam cada vez mais buscar conteúdo local e o Estado do Rio é grande candidato a oferecer soluções para reparo naval – afirmou o diretor da CODIN.

Durante o evento, Gurgel entregou ao coordenador do grupo de dragagem do Sinaval, Jorge Faria, a carta enviada pelo governador Sérgio Cabral ao ministro dos Portos, Leônidas Cristino, solicitando a dragagem da parte Leste da Baía de Guanabara. O documento tem como objetivo ampliar o potencial dessa região, já que pelo menos 15 dos 22 estaleiros instalados no Rio de Janeiro estão situados ao longo da Baía.

Secretaria de Desenvolvimento e CODIN têm estande no evento -A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços participa da Navalshore com estande no primeiro andar, em parceria com a CODIN (empresa vinculada à Secretaria). No espaço é oferecida consultoria a investidores interessados no Rio, em questões como incentivos tributários, localização e mão de obra. Assessores de indústria naval também estarão disponíveis para prestar informações e buscar interação com o setor.

A Navalshore espera cerca de 350 empresas expositoras, em espaço de mais de 11 mil m2, onde estão os mais importantes estaleiros e empresas de navegação do país. Os organizadores esperam receber aproximadamente 15 mil visitantes durante os três dias do evento, que é considerado o maior do setor de indústria naval e offshore da América Latina.


Do Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: