...PALAVRAS INSONORAS!!!

sábado, 29 de setembro de 2012

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Eleições: Exercito nas Ruas... Decisão Hoje!


Justiça vai enviar tropas do Exército às cidades antes das eleições


O TRE decidiu enviar tropas do Exército para cidades antes das eleições. Nas eleições de 2008, as tropas do Exército atuaram em Campos, RJ.


A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27) em uma reunião do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com integrantes do Ministério da Defesa. Ainda não foi divulgado quando as tropas começam a atuar, e nem as cidades que receberão as tropas.

Nesta sexta-feira (28) está prevista uma reunião no Rio de Janeiro para discutir o assunto. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pediu a presença do Exército em oito cidades do estado. Entre elas, Campos dos Goytacazes.

Nas eleições de 2008, as tropas do Exército, ajudaram a garantir a segurança durante a eleição na cidade. Cerca de 300 soldados atuaram nas ruas e zonas eleitorais.

Do G1


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fugindo da Morte (vídeo)


Impressionante!

Enviado por Gustavo D'Angelo

Apagão em Campos


Bairros ficam sem luz em Campos, RJ, e previsão indica ventos fortes


Previsão do tempo para quinta-feira (27) é de mínima de 14°C. Defesa Civil está em alerta por causa da possibilidade ventania na cidade.


A frente fria que está estacionada sobre o Norte do estado pode voltar a causar transtornos na quinta-feira (27) em Campos dos Goytacazes, RJ. Mesmo com manhã de sol, a previsão do tempo para o dia indica chuva forte e temperatura mínima de 14 °C e máxima de 22 °C com ventos que podem chegar a 60 km/h. Na praia do Farol de São Tomé, litoral de Campos, as ondas podem chegar a três metros de altura, segundo a Capitania dos Portos de São João da Barra.

Na quarta (26), os ventos chegaram a 40 km/h na cidade e derrubaram várias árvores, o Corpo de Bombeiros de Campos fez uma média de 10 atendimentos. Segundo a concessionária de energia elétrica Ampla, a chuva intensa e o vento forte provocaram a interrupção do fornecimento de energia nos bairros Centro e Jóquei Clube entre a madrugada de quarta e a manhã de quinta. Em alguns pontos a energia já foi restabelecida.

A Defesa Civil está em alerta 24h para monitorar a situação.  

Do G1


Eleições: Jornalistas o Tempo está Acabando, avisa o TRE-RJ


Credenciamento da imprensa: prazo encerra-se no domingo



Domingo, dia 30 de setembro, encerra-se o prazo de credenciamento dos profissionais de imprensa que vão participar da cobertura da votação do primeiro turno na sede do Tribunal. O acesso ao prédio será permitido apenas quem portar a credencial. Os pedidos devem ser enviados para o endereço ascom@tre-rj.jus.br. A lista enviada deve conter o nome completo, um documento de identificação e a função do profissional credenciado, além do nome do veículo de comunicação. Também neste ano não vão ser concedidas prioridades de voto a jornalistas, a exemplo do que ocorreu nas Eleições 2010.


Os crachás vão ser entregues pela Assessoria de Comunicação Social e terão apenas a identificação dos veículos. Será permitida a entrada de uma equipe por cada empresa de jornalismo. Emissoras de rádio, portais de internet, revistas e veículos impressos terão direito a duas credenciais. As emissoras de televisão, a 10 crachás (5 para pessoal técnico e 5 para repórteres e produtores). As credenciais podem ser retiradas a partir do dia 1º de outubro, segunda-feira, na Avenida Presidente Wilson, 194, sobreloja. As empresas têm até sexta-feira, dia 5 de outubro, para fazer a retirada das credenciais, que pode ser feito apenas por representantes dos veículos de imprensa, devidamente identificados.

IMPORTANTE: no domingo da votação, dia 7 de outubro, não haverá reposição de credenciais já retiradas e esquecidas ou extraviadas.

Do TRE

Eleições: Polícia Federal em Ação no Estado do RJ, nesse momento


PF faz operação para combater crimes eleitorais no Rio de Janeiro




Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) desencadearam no início da manhã de hoje (27) uma operação para recolher provas e produtos resultantes de crimes como captação de voto ilegal, fraude eleitoral, fraude em licitação, formação de quadrilha e peculato (quando o servidor público se apropria de bens em função do cargo).

A Operação Arreica, como foi batizada, conta com 133 policiais para cumprir 34 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos da investigação estão vereadores e prefeitos que ainda não tiveram suas cidades reveladas para não comprometer a ação. Até o momento não há informações sobre apreensões ou prisões.


Edição: Talita Cavalcante

Campos na mira da Portobello Shop


Portobello shop participa da rio franchising business 2012



A Portobello Shop, maior e melhor rede de franquia do segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil, participa da Rio Franchising Business 2012, uma das maiores feiras de franquias do mundo, que acontecerá entre os dias 27 a 29 de setembro, no Riocentro, Pavilhão 4, na cidade do Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), e em sua 6ª edição espera receber mais de 25 mil visitantes e movimentar R$ 150 milhões em negócios, 50% a mais que a edição anterior.

A Portobello Shop já participou em edições anteriores e percebemos que a Rio Franchising Business é uma excelente oportunidade para o fortalecimento da imagem da empresa, ampliando a visibilidade do mercado para as franquias. E, atualmente, a Feira conta com a participação de marcas consolidadas no mercado, destaca Juarez Leão, diretor da Portobello Shop.

Em acelerado processo de expansão, a Portobello Shop, que hoje possui 108franquias em todo o país, conta com 7 lojas somente no estado do Rio de Janeiro, e com o evento espera ampliar a rede franquia no estado. Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio Bonito, São Gonçalo e São João do Meriti, são regiões que merecem destaque em relação ao crescimento das franquias., completa Juarez. Aos franqueados disponibiliza todo o suporte, que inclui acompanhamento in loco, sistemas, treinamentos, ações de marketing e consultoria especializada, além de um programa de relacionamento (SER Portobello Shop) voltado aos arquitetos, engenheiros e outros especificadores de obras.

A Portobello Shop terá em seu estande, localizado na Rua D11, 24 m², onde estarão à disposição dos participantes do evento, informações, materiais e especialistas da empresa para falar e mostrar sobre o modelo de negócios dessa rede de franquia, que hoje é a maior no Brasil. As expectativas são as melhores para este evento, que reúne o empresariado, investidores e empreendedores locais, que sabem que o mercado de franquia, além de promissor, desenvolve o capital humano e ainda oportuniza a geração de emprego e renda para todos que trabalham direta e indiretamente na cadeia do varejo, ressalta Juarez Leão.Em abril deste ano, a Portobello Shop, única rede franqueada da área de revestimentos cerâmicos que recebeu, da ABF, o Selo de Excelência em Franchising pelo 7ª ano consecutivo, na categoria Master, um reconhecimento da qualidade e excelência do trabalho da franqueadora.
PORTOBELLO SHOP Como parte integrante do grupo Portobello S.A., a Portobello Shop S.A. nasceu em 1998, trazendo para o mercado um novo conceito: além de uma linha exclusiva de produtos de alta qualidade, oferece ao cliente atendimento personalizado e serviços que auxiliam no momento da decisão e facilitam o desenvolvimento da obra. Hoje, com 108 lojas instaladas em todas as regiões do Brasil, operadas por 66 Franqueados, a Portobello Shop também atua com elaboração de projetos, paginações, cortes especiais, medição de ambientes, assistência técnica, assentamento e entrega programada. Mais detalhes em:www.portobelloshop.com.br.

SERVIÇO:
STAND PORTOBELLO SHOP
Localização: Rua D11
6ª RFB ABF Rio
Data: de 27 a 29 de Setembro
Local: Riocentro Pavilhão 4
Endereço: Av. Salvador Allende, 6.55 Barra da Tijuca/RJ
Horário: 14h às 21h
Para mais informações: http://www.riofranchisingbusiness.com.br
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Companhia da Informação www.ciadainformacao.com.br
Assessoria de Imprensa da Portobello e Portobello Shop
Renata Biondi (renata.biondi@ciadainformacao.com.br) | (11) 3074-3448 / 98152-7775
Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@ciadainformacao.com.br) | (11) 3074-3447 / 98532-4411
Mario Brilhante (mario.brilhante@ciadainformacao.com.br) | (11) 3074-3446 / 9897-7651

Do dinheiro na conta

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Orgasmão e orgasminho: Por que o delas é tão longo e o nosso tão curtinho?



Agora que está claro o direito das mulheres ao prazer, agora que os homens estão devidamente instruídos sobre o que fazer, onde fazer e por quanto tempo fazer para levar as companheiras ao clímax, chegou a hora de discutir um tema relegado ao mais completo abandono social e científico, o orgasmo masculino.  

Ninguém pergunta aos homens se eles estão satisfeitos com aqueles poucos instantes de prazer que a natureza lhes deu. Todo mundo assume que um breve e intenso espasmo de gozo é o que está disponível para os machos da espécie. Os homens galgam a montanha, se empenham de corpo e alma em alcançar o ápice e, quando finalmente chegam ao topo do Everest, o tempo de olhar a vista é menor que o de dizer abracadabra.

Compare isso com o que acontece no departamento ao lado: os orgasmos das mulheres, francamente, não acabam nunca. Chega a ser humilhante.

Lá está o sujeito, suado e sem fôlego, chegando e já saindo às pressas do Paraíso, quando a parceira começa a gozar. Ela vai compondo uma sinfonia majestosa e demorada – arfa e respira, contrai e geme, começa de novo – que o sujeito assiste da primeira fila, dentro da arrebentação, cheio de orgulho, cheio de admiração e, sejamos verdadeiros, cheio de inveja. Dá uma puta inveja aquele orgasmão de primeira classe, aquela rave dos sentidos, aquela celebração multimídia que faz o nosso gozo parecer uma cópia pirata, um mero e funcional arremedo reprodutivo.

Fui olhar na internet e descobri que os gregos já tratavam desse assunto na mitologia. Quando Zeus discute com a deusa Hera sobre quem entre os humanos tem mais prazer – ele acha que elas, ela acha que eles – os dois pedem a opinião do profeta Tirésias, que fora transformado em mulher e vivera como tal por sete anos. Fora prostituta, casara e tivera filhos. Questionado pelos deuses, o experimentado Tirésias explica que o gozo do homem é “uma décima parte” do gozo da mulher.

Os pesquisadores que mediram a duração dos orgasmos femininos com cronômetro chegaram a conclusões ainda mais desanimadoras para os homens. Eles descobriram que o gozo das mulheres começa com espasmos de prazer que duram entre dois e quatro segundos cada um. Eles vão se sucedendo, num crescendo, até o momento final. Uma mulher citada na pesquisa Masters & Johnson de 1966 contou 22 espasmos ao longo de... 43 segundos de orgasmo! Os estudos nem mencionam o tempo de orgasmo masculino, mas podemos imaginar qual seja: um ou dois espasmos, com duração de dois segundos cada um deles...

Notem que estou falando apenas de qualidade, não de quantidade de orgasmos. O Caetano já tinha registrado na música "Homem" a inveja da “longevidade e dos orgasmos múltiplos” das mulheres. Eu estou me concentrando no fato de que cada orgasmo delas parece valer meia dúzia dos nossos. Se elas, além disso, podem praticamente acender um orgasmo no outro, enquanto nós temos de parar, descansar e rezar a Eros para que não nos abandone no meio da segunda – bem, isso apenas aumenta a injustiça.

Claro, alguém vai alegar que os homens “sempre” gozam, enquanto não é tão fácil para as mulheres, mas as coisas não são tão simples. Os homens não gozam 100% das vezes. Homens cansados, bêbados ou distraídos também podem sair da mulher de mãos vazias, por assim dizer. Além disso, a mudança da cultura sexual desde os anos 60, com toda a sua preocupação com o corpo e o prazer da mulher, fez muito para melhorar a estatística de orgasmo feminino. O mesmo sujeito que acabou de ter um orgasmo de dois segundos se põe ao lado da patroa, solícito e cheio de dedos, para ajudá-la a gozar 10 vezes mais forte. É verdade que, mesmo assim, nem sempre as mulheres gozam, mas isso tende a acontecer em 2012 com mais frequência do que antes. Não houve evolução semelhante na vida sexual masculina. 

Todos os homens concordam com o que eu estou dizendo? Nem imagino. Quando se trata de sexo, as prioridades históricas masculinas são a ereção e o tempo de retenção do orgasmo, traduzido em penetração. Recentemente (quer dizer, nas últimas décadas), adicionou-se a isso a mentalidade de que o foco tem de estar na cliente e que o importante é a qualidade do serviço prestado. O prazer do homem caiu para segundo plano.

Às vezes me ocorre, porém, que a clássica tristeza masculina depois do sexo pode estar ligada à qualidade do gozo. O silêncio e a introspecção talvez expressem frustração com orgasmos mais curtos e menos luminosos do que o esperado. Pode ser uma manifestação da raiva de quem se sente logrado. A melancolia pós-coito dos homens pode ser pura e simples insatisfação. Não sei se existe remédio para isso, mas talvez devêssemos pensar no assunto. No mínimo, homens com orgasmão poderiam ficar mais alegrinhos.

Da Época
Por IVAN MARTINS (editor-executivo de ÉPOCA)

Ainda sobre TED - Terror que Espalhafatou o Deputado


Deputado desiste de pedir proibição de ‘Ted’

Protógenes decidiu apenas solicitar ao Ministério da Justiça que altere a classificação etária da comédia, que traz um ursinho viciado, para 18 anos


Protógenes Queiroz quer prender o ursinho Ted - charge do Aroeira

O deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) desistiu de pedir a proibição do filme Ted, que mostra um ursinho viciado em drogas e estreou na semana passada nos cinemas brasileiros. Protógenes vai solicitar ao Ministério da Justiça que mude a classificação etária dos atuais 16 anos para 18 anos.

Ted é uma comédia que mostra a amizade entre um homem e seu urso de pelúcia da infância à idade adulta. "Tem de haver a troca da faixa etária, a sinopse precisa retratar o conteúdo e alertar que o ursinho é viciado em drogas", disse o deputado ao Estado. Ele pretende fazer um discurso nesta quarta-feira, 26, no plenário da Câmara para solicitar as mudanças na faixa etária.

O deputado se disse "indignado" e "revoltado" depois de, com o filho Juan, de 11 anos, assistir ao filme. Protógenes ressaltou que leu a sinopse e resolveu levar o filho ao cinema, mesmo sabendo que é recomendado para maiores de 16 anos.

Segundo ele, por seu filho ser pré-adolescente, sempre vai com ele a filmes de 16 anos. Esse, no entanto, "esconde" na sinopse que contém cenas de consumo de drogas e passa a mensagem de que o ursinho, que não estuda, não trabalha e consome drogas, é um ser feliz.


Na internet. O deputado postou sua indignação com o filme no Twitter. O assunto repercutiu nos últimos dois dias na internet e ficou entre os trending topics de Brasília, São Paulo e Rio, entrando na lista de temas mais falados no País. Houve uma enxurrada de respostas e críticas, com novos comentários nesta terça-feira.

Procurado nesta segunda-feira, 24, o deputado, também delegado da Polícia Federal, havia criticado os Ministérios da Justiça e da Cultura por terem liberado o filme para maiores de 16 anos. "Não poderia ser liberado nem para 16 nem para 18 anos. Esse filme não pode ser liberado para idade nenhuma. Não deve ser veiculado em cinemas", afirmou.

Do Estadão

TSE: Candidato que cometeu ilícito eleitoral em 2004 está inelegível para as Eleições 2012




Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o candidato condenado por abuso de poder econômico ou político (alínea d do artigo 1º da Lei Complementar 64/90, alterada pela Lei da Ficha Limpa) fica inelegível para todas as eleições que ocorrerem nos oito anos seguintes à eleição na qual o ilícito eleitoral foi praticado. Com esse entendimento, a Corte manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) que negou o registro de candidatura de Décio Gomes Goes para a disputa do cargo de prefeito do município de Balneário Rincão na eleição de outubro próximo.

No caso em questão, Décio Gomes Goes teve o mandato de prefeito de Criciúma cassado por abuso de poder político e pratica de conduta vedada na eleição de 2004. No TSE, sua defesa sustentou que como a eleição foi realizada em 3 de outubro de 2004, a inelegibilidade de oito anos terminaria em 3 de outubro de 2012, portanto, antes das eleições deste ano, marcadas para 7 de outubro de 2012, o que o tornaria elegível.

Acompanhando o voto do relator, ministro Arnaldo Versiani, a Corte decidiu que para efeito de inelegibilidade os anos são contados integralmente. Segundo o relator, se a alínea “d” faz referência aos oito anos seguintes, “esses anos englobam os anos cheios de todos os oito anos seguinte, ou seja, de 2005 até 2012, inclusive”.

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou ressaltando que o dia da realização da eleição não tem a menor importância, já que o dispositivo legal é muito claro ao definir as eleições que se realizarem nos oito seguintes, não importando em que dia vai ocorrer a eleição.

Ao acompanhar o relator, a ministra e presidente do TSE, Cármen Lúcia Antunes Rocha, enfatizou em seu voto que a utilização do calendário civil com data da eleição pode gerar situações de desigualdade de alguns candidatos em relação a outros: “o que certamente não é o que a lei pretende”. Para a ministra devem ser considerados os anos em sua integralidade, abrangendo a totalidade do prazo que foi estabelecido pela lei.

O entendimento foi seguido pelas ministras Nancy Andrighi e Laurita Vaz. Vencidos os ministros Marco Aurélio, Dias Toffoli e Luciana Lóssio.

Veja o texto da alínea d:
d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes.

MC/LF

Processo relacionado: Respe 16512

Do TSE

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Deputado "na cola" com Urso de Pelúcia Hollywoodiano

Deputado Protógenes Queiroz quer suspender a exibição do filme "Ted"

"Fiquei chocado e indignado com esse filme. Ele passa a mensagem de que quem consome drogas, não trabalha e não estuda é feliz", disse o deputado



O deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) disse que pedirá nesta terça-feira (25) aos ministérios da Justiça e da Cultura que suspendam a exibição do filme Ted, de Seth MacFarlane (criador da série de televisão Family Guy e co-criador de American Dad), que estreou sexta-feira. "Fiquei chocado e indignado com esse filme. Ele passa a mensagem de que quem consome drogas, não trabalha e não estuda é feliz", disse Protógenes.

O deputado, também delegado da Polícia Federal, criticou os ministérios da Justiça e da Cultura por terem liberado o filme para maiores de 16 anos. "Não poderia ser liberado nem para 16 nem para 18 anos. Esse filme não pode ser liberado para idade nenhuma. Não deve ser veiculado em cinemas", afirmou. Protógenes disse que o filme "endossa atitudes criminosas, satiriza o consumo de drogas e de álcool e instrui o espectador a não estudar e a não trabalhar". Segundo o deputado, é "um filme agressivo".

O deputado postou sua indignação com o filme no Twitter depois de assistir ao filme com o filho Juan, de 11 anos. O assunto repercutiu na internet e ficou entre os trending topics de Brasília, São Paulo e Rio, entrando na lista de temas mais falados no País na segunda-feira (24). Houve uma enxurrada de respostas e críticas.

Ted é uma comédia que mostra a amizade entre um homem (interpretado por Mark Whalberg) e seu urso de pelúcia da infância à idade adulta.

Da Revista Época

Greve dos Bancários, eis uma solução!

Boa dica


Neste período de greve dos bancários, e consequentemente casas lotéricas superlotadas, pague suas contas no Sicoob Cred Rio Norte - cooperativa de crédito. O endereço é rua Dr. Siqueira, 278 - Parque Dom Bosco, em frente ao IFF, em Campos dos Goytacazes, com horário de funcionamento das dez às 16 horas. Conforto, comodidade e segurança.

Do Blog Geral

Vlw Aquino! 


(depois vejo com vc o meu jabá! rsrsrsrs)

Do TSE: Faltam 12 dias - Prazo para emissão de segunda via do título encerra dia 27




Na próxima quinta-feira (27), a dez dias das eleições, termina o prazo para o eleitor que tenha perdido o título eleitoral solicite a segunda via do documento. O eleitor só pode pedir a segunda via do título no seu domicílio eleitoral, ou seja, na cidade onde vota. Nesta fase do processo eleitoral não é mais é possível pedir o documento em qualquer cartório.

Para votar, só é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive carteira de categoria profissional e carteira de habilitação).

No entanto, o título de eleitor é importante para que o votante saiba qual é a sua seção eleitoral. Além disso, o eleitor que não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa.

Eleições
As eleições municipais acontecem no próximo dia 7 de outubro, quando 138.544.348 eleitores escolherão novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.568 cidades brasileiras. Há 140.646.446 eleitores aptos a votar. No entanto, não há eleições municipais no Distrito Federal (1.847.896 eleitores) e nem em Fernando de Noronha (1.859 votantes). Além desses eleitores, também não votam  252.343 brasileiros cadastrados para votar no exterior, pois esses só vão às urnas para escolher o presidente da República.


GV/GA

Do TSE

Regional de Bodyboard no Farol


Etapa rola em São Thomé (RJ)


A quarta e decisiva etapa do Circuito Regional de Bodyboard UBCS Pro acontece neste final de semana na praia do Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes (RJ). 

O evento recebe os principais bodyboarders dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo para disputarem o título nas categorias Profissional Masculino, Open, Sub 16 e Sub 15.

O capixaba Lucas Nogueira é o líder do ranking Profissional, com 2.360 pontos, seguido de perto pelo carioca Francirley Ferreira, que soma 2.285. 

Atleta local do Farol de São Thomé, Bruno Invyk aparece na terceira colocação com 1.850 pontos.

As iscrições estão abertas. Para saber mais, envie uma mensagem para sergiogomesubcs@hotmail.com.

Do Waves

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Direto do Facebook: Escolha seu Candidato!



De Luis Augusto Queiroz (Pezão)

40 segundos... TOMARA!!!


Faltam 13 dias: tempo médio de votação do eleitor em 2012 será de 40 segundos


Com base em informações coletadas em eleições anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor levará 40 segundos, em média, para votar nas eleições do próximo dia 7 de outubro. Esse tempo é calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito).

Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar em candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios.

O tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos em 2008. Esse tempo é contado a partir da digitação do número do título do eleitor por parte do mesário até a confirmação do voto no segundo cargo.


ColaPara dar maior facilidade ao eleitor no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em um papel, a chamada cola eleitoral.

Já está disponível no Portal do TSE a “Colinha”, que o eleitor pode imprimir, preencher os dados de seus candidatos a prefeito e vereador e levar no dia da eleição, para não se esquecer dos números na hora de votar na urna eletrônica.

O eleitor pode obter a “Colinha” clicando no selo Voto Limpo, no alto da página do Portal do TSE, e depois no link “Não se esqueça da cola. É mais fácil de lembrar”.Acessa aqui a “Colinha”.EM/GA

Do TSE

Colecionador: de 1 para 120!


Rara, nota de R$ 1 pode valer 120 vezes mais entre colecionadores

As notas deixaram de ser emitidas pela Casa da Moeda em 2004. Colecionadores explicam o que agrega valor a notas e moedas antigas.



As notas de R$ 1 deixaram de ser emitidas pela Casa da Moeda, vinculada ao Ministério da Fazenda, em 2004, e de lá para cá se tornaram alvo da cobiça de colecionadores. Uma série específica da cédula, que começa com B e termina com A, chega a valer R$ 120.

“Mas esse preço se elas forem absolutamente novas, sem dobras e em perfeito estado de conservação. Se tiver uma dobra, uma mancha ou algo assim já perde o valor”, explicou o presidente da Sociedade Numismática Paranaense, Denis Renaux. As demais, mais recentes, valem R$ 5, acrescentou Renaux que coleciona moedas e cédulas desde criança.
Os colecionadores explicam que o valor das notas não é estipulado aleatoriamente e que, anualmente, é editado um catálogo que descreve as moedas e conforme os anos, o material e o estado de conservação é sugerido um preço de comercialização.

Aqueles que têm como hábito guardar uma nota de R$ 1 na carteira estão perdendo dinheiro, brincou o colecionador. O ideal é que se guarde em álbuns adequados para evitar dobraduras. Ele contou que muitas pessoas tentam vender notas antigas, porém, as cédulas não são conservadas e, no olhar apurado dos colecionadores, perdem valor.

No caso destas notas de R$ 1, o valor agregado está também na pequena quantidade que foi emitida. Ela é de 1995, um ano após a adoção do Real como a moeda nacional, e foi impressas em pouca quantidade. A estimativa, disse Renaux, é de que, no máximo, 100 pessoas tenham esta cédula no Paraná. “E a tendência é que, com o tempo, elas passem a valer mais”.

Esta valorização acaba transformando o hobbie de colecionar em um investimento financeiro. Alguns numismatas têm em mente que a aquisição de novas moedas funciona como uma aplicação, que pode trazer retorno. “Além de gostar, também é um investimento. As pessoas não querem se desfazer, mas se, eventualmente, precisarem seria um bom ativo”, explicou.

Um lote de 1998 da moeda de R$ 1, que no verso faz menção aos direitos humanos, também já é difícil de encontrar.

“Essa ficou difícil e vale em torno de R$ 15”, lembrou Renaux. Assim como no mercado de negócios, quem tem visão pode se antecipar e ter mais 'lucros'.

As moedas comemorativas, normalmente, valem mais. De olho nesta provável valorização, Renaux guarda a moeda que homenageia a passagem da bandeira olímpica de Londres para o Rio de Janeiro, que será sede da próxima edição da competição, em 2016.

A adesão de novos colecionadores contribui para que as moedas e notas fiquem mais caras, afinal, mais são mais pessoas em busca das raridades. Há 20 anos, Roberto Argolo decidiu entrar no mercado. Ele já trabalhava com antiguidades, contudo, viu na especificidade das notas e moedas um bom nincho de mercado. “É questão profissional. Você vai trabalhando com uma coisa, aí o mercado vai te puxando para alguma coisa e você vê o que o pessoal coleciona mais. A parte de moeda tem um campo muito grande, por isso eu comecei a vender”, afirmou Argolo.

Ele contou que já vendeu uma nota antiga por R$ 1 mil e que os mais jovens, que estão entrando agora neste ramo, tendem a comprar as moedas mais baratas. Os colecionadores mais antigos são mais exigentes e criteriosos na hora de comprar. "Qualquer coisinha eles questionam", comentou.

A paixão numismática, muitas vezes, é passada de pai para filho. Mas, também é possível vê-la desperta na feira livre que ocorre todos os domingos, no Largo da Ordem, em Curitiba. Alguns membros da Sociedade Numismática Paranaense se encontram  no local e também expõem as moedas e notas repetidas.

Colecionador há 30 anos, Baltazar  Backus contou que há 19 anos toca uma das barracas na feira. "Criança sempre guarda moeda e às vezes elas vêm com pai e usam a mesada para compra umas mais antigas", contou.


Encontro NacionalNa sexta-feira (28) e no sábado (29), Curitiba será sede do 47º Encontro Nacional de Colecionadores.  É a oportunidade de se trocar e comercializar moedas e notas com os demais colecionadores do país. O encontro será no Elo Inn.

Do G1


Como nasce um escândalo eleitoral


De um total mais de 5.500 prefeitos da atual legislatura, cerca de 200 foram cassados. VEJA desta semana mostra que acordos de candidatos fechados nas campanhas com empresários, grupelhos e máfias são as sementes do desvio de dinheiro vão germinar mais tarde nos governos


Campanha eleitoral hoje, escândalo de corrupção amanhã. Distantes dos grandes centros -- e também da fiscalização da imprensa independente e dos órgãos de controle --, milhares de candidatos Brasil afora fecharam nos últimos meses e semanas os acordos políticos, financeiros e logísticos que poderão levá-los à vitória. Mas, uma vez eleitos, chegará a fatura. Ela será paga, como sempre, pelos cidadãos. Muitos políticos estão, desde já, com o rabo preso. A duas semanas das eleições, VEJA ouviu especialistas para entender as engrenagens desse mecanismo que movimenta a robusta máquina da corrupção no país. Os três principais caminhos que levam aos escândalos constam do quadro abaixo. Em comum, há sempre alguém que oferece vantagens ao candidato para no futuro obter benefícios, muitas vezes ilegais, dos eleitos.

A teoria encontra amplo respaldo na realidade. Tome-se o exemplo de São Lourenço da Serra, município no interior de São Paulo com 11.000 eleitores e orçamento anual de 28 milhões de reais. Nas eleições de quatro anos atrás, o empresário Antonio Carlos Soares, dono de uma empresa de equipamentos de som, fez o serviço de áudio da campanha de Lener do Nascimento Ribeiro (DEM). Coisas simples, como alto-falantes em carros de som e microfones em comícios. O pagamento veio depois da vitória do candidato. Em janeiro de 2009, Soares ganhou um cargo na prefeitura, com salário de 1 200 reais. Em depoimento à polícia, o empresário confirmou que obteve o cargo em troca da ajuda na campanha. A prefeitura continuou contratando seus serviços para eventos. Soares recebeu cerca de 13 000 reais, emitindo notas fiscais fajutas. O falatório na cidade levou o Ministério Público a fazer investigações. Soares foi exonerado e Lener renunciou à prefeitura em 2010. Como esses, há exemplos por todo o país -- ainda que, infelizmente, quase nunca com o desfecho positivo da associação entre Soares e Lener. De um total nacional de mais de 5 500 prefeitos da atual legislatura, cerca de 200 foram cassados por corrupção.


Na prática, reproduz-se em nível municipal, e com um grau de refinamento muito menor, o que ocorre nas eleições para os cargos mais altos do país. As roubalheiras menores são parte da cadeia alimentar da alta política. Não existe saída fácil para quebrar esse círculo vicioso. “Corrupção não se extingue, controla-se”, afirma Roberto Livianu, promotor de Justiça e coordenador da campanha “Não aceito a corrupção”. Uma das saídas é reduzir de maneira drástica o número de cargos comissionados. Sem indicações políticas, fica mais difícil aparelhar a máquina e fraudar contratos. Outro avanço seria acabar com as “doações ocultas”, aquelas em que empresários doam dinheiro ao partido e não a um candidato determinado. Tudo fachada. O partido repassa a doação ao político previamente escolhido pelo empresário com interesses comerciais na futura administração. Em muitos casos, para fechar todas as probabilidades, são feitas doações a todos os candidatos viáveis. Fique de olho. Isso pode não extinguir a corrupção, como alerta o promotor Livianu, mas ajuda a controlá-la.

Da Veja

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Campos dentre os oito...


Com histórico de eleições turbulentas, Campos é um dos municípios que terão segurança do Exército



O município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, é uma das oito cidades do Rio que terão participação do Exército no esquema de segurança das eleições municipais do dia 7 de outubro. A cidade tem histórico de campanhas e eleições turbulentas, com cassação de políticos e indeferimento de candidaturas.

Em 2006, uma eleição suplementar teve de ser feita depois que o prefeito e o vice foram cassados por abuso de poder político e econômico. Dois anos depois, o prefeito eleito na eleição suplementar foi retirado do cargo por decisão da Justiça.

No último pleito, em 2008, a eleição foi vencida, depois que um dos principais candidatos teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o que provocou a anulação dos mais de 100 mil votos recebidos por ele.

Além da atual prefeita Rosinha Garotinho (PR), enfrentam a eleição Arnaldo Vianna (PDT), Erick Schunk (PSOL), José Geraldo (PRP) e Makhoul (PT). Na disputa para as 25 vagas da Câmara Municipal, estão 654 candidatos.

Com 463 mil habitantes e 344 mil eleitores, Campos é um dos centros nacionais de produção de petróleo. A cidade é também o município que recebe o maior volume de royalties e participações especiais da produção de petróleo. No ano passado, Campos recebeu R$ 1,2 bilhão em royalties e participações especiais.


Vitor Abdala
Edição: Talita Cavalcante

Ainda sobre Alzheimer... CERVEJA!!!

Consumo moderado de cerveja pode reduzir o aparecimento de Alzheimer

Estudo apontou redução de 42% na incidência da doença sobre aqueles que ingerem bebidas alcóolicas com moderação.



Dia 21 de setembro é o Dia Mundial do Combate ao Alzheimer. Apesar de amplamente estudadas, porém, ainda sem conclusões definitivas, sabe-se que doenças neurodegenerativas como Alzheimer e demência estão diretamente ligadas a fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, tais como obesidade, tipo de dieta, diabetes, exercício físico, entre outros. Com base nisso, pesquisadores do mundo todo estudam a inclusão de determinados hábitos na rotina que auxiliem na redução da incidência das doenças neurodegenerativas (Campdelacreu, 2012).

Um estudo coordenado pelo médico Kupfer Weyerer, do Instituto Central de Saúde Mental de Mannheim, na Alemanha, publicado em 2011, mostrou que o consumo de bebidas alcoólicas pode estar associado à redução de demência e Alzheimer. Ao longo de três anos (início, após um ano e meio, e após três anos), o estudo analisou 3.202 pessoas de 75 anos ou mais que não apresentavam demência. Dos indivíduos analisados 50% consumiam bebidas alcoólicas, em uma média de menos de duas doses por dia, sendo, 48,6% consumidores somente de vinho, 29% somente de cerveja e 22,4% consumidores de vários tipos de bebidas, incluindo a cerveja (Weyerer et al., 2011).

Como principal resultado, o estudo apontou uma redução de 29% no aparecimento de demência, sendo que destes, houve uma redução de42% no aparecimento de Alzheimer, entre as pessoas que consumiram bebidas alcoólicas, entre elas, a cerveja. Portanto, o consumo leve ou moderado de bebida alcoólica, como a cerveja, está inversamente relacionado à incidência de demência em indivíduos a partir dos 75 anos (Weyerer et al., 2011).

A demência é o resultado de uma doença cerebral crônica e progressiva, que interfere com a vida diária. A doença de Alzheimer é das formas mais comuns de demência correspondendo entre 50 a 70% de todos os casos. Estima-se que em todo o mundo mais de 35 milhões de pessoas sejam afetadas por ela. Em razão do envelhecimento da população global, esses números aumentarão significativamente, em 2030, serão 65,7 milhões e em 2050, 115.4 milhões de portadores, sendo dois terços deles em países em desenvolvimento.

Como a doença de Alzheimer (DA) é uma enfermidade crônica de evolução lenta (com duração de até mais de vinte anos), além do fato de que nas fases avançadas o paciente torna-se completamente dependente, incapaz de alimentar-se, banhar-se ou vestir-se sozinho o impacto econômico sobre a sociedade é considerável.

No Brasil, não há dados estatísticos concretos sobre a doença, porém pode-se afirmar que a presença da doença de Alzheimer também é significativa, atingindo cerca de 1,2 milhão brasileiros. Sabe-se, no entanto, que a partir dos 65 anos, de 10% a 15% dessa população será afetada, e que, a partir dos 85 anos, praticamente a metade dos indivíduos apresentará a doença.

Como a família média brasileira é composta de 3 a 4 pessoas, esse dado remete a cifras assustadoras, uma vez que a doença de Alzheimer atinge direta ou indiretamente mais de 4 milhões de indivíduos no Brasil.

Do Portal Fator Brasil

Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer



Setenta e cinco por cento dos portadores de Alzheimer não sabem que têm a doença, aponta relatório



A perda de memória após os 65 anos sempre foi considerada normal, no entanto é preciso levar esse sintoma a sério por ele ser considerado um dos primeiros sinais da doença de Alzheimer. Segundo relatório da ADI (Alzheimer’s Dibase International), feito por especialistas do King’s College de Londres e do Karolinska Institutet da Suécia, 75% dos portadores de Alzheimer não sabem que têm a doença e o diagnóstico demora, em média, 3 anos.

A doença degenerativa é a mais comum entre as que atingem o sistema nervoso e só no Brasil, segundo a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), há mais de 1,5 milhão de pacientes com a doença. “Ocorre uma perda progressiva de neurônios, diminuição de sinapses, receptores e o processo culmina com a morte dos neurônios”, explica o neurologista Rodrigo Rizek Schultz, do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da Universidade Federal de São Paulo (Nudec-Unifesp).

A causa da doença ainda não foi idetenficada, mas estudos já comprovaram um acúmulo de algumas proteínas anormais no cérebro que seriam as responsáveis pela morte celular. “Esse é o foco atual dos estudos e das novas drogas que tentam atuar nesse mecanismo que leva a deficiência dos neutrotransmissores”, afirma Schultz.

Segundo o neurologista da Unifesp, a doença não é considerada hereditária, visto que apenas 4% dos casos de Alzheimer foram passados de pai para filho. “O que ocorre é uma combinação de fatores genéticos e ambientais. A interação dos genes somados ao sedentarismo e a falta de atividades congitivas, como ler, comentar a respeito de um filme e até escrever, podem fazer com que a pessoa desenvolva a doença”, determina.

Outros fatores de risco já conhecidos são problemas cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto e tabagismo. “Na realidade a doença começa aos 45/50 anos,mas os sintomas só se evidenciam depois dos 65/70. Portanto, procurar hábitos mais saúdaveis é uma maneira de prevenir a doença. Só fumar aumenta duas vezes o risco de ter Alzheimer”, alerta Schultz.


Tratamento e cuidadosExistem dois tipos de tratamento para a doença, que ainda não existe cura, o medicamentoso e o não-medicamentoso. O primeiro trata da doneças e de outros transtornos que podem surgir como depressão, por exemplo.

Já o não-medicamentoso, segundo Schultz, consiste em um acompanhamento com uma equipe multidisplinar que não se limita apenas ao neurologista, mas também um fisioterapeuta, psicológico, fonodeologoc e terapueta ocupacional. “Com o desenvolver da doença a pessoa tem várias complicações, dificuldade de falar,o psicologico fica abalado e aumenta até o número de quedas, portanto dependendo da fase é importante esse acompanhamento”, define.

Logo ao ser detectada a doença é recomendado que o paciente não saia mais sozinho de casa. “Com o passar da doença a dependência aumenta pode ocorrer individamento, dificuldades de higiene, portanto é necessário um cuidador para ajudar a pessoa nesse proceso”, afirma.

O mais indicado é tratar o paciente em casa, sempre com supervisão em tempo integral, mas uma instituição também pode ser o melhor local em algumas situações. “Para cuidar de uma pessoa com a doença é preciso ser treinado para isso, saber dar banho, como conversar, passear, em alguns casos é melhor estar numa institiuição, pois a pessoa é alimentada da forma adequada, convive com pessoas da mesma idade e tem assistência 24 horas por dia”, opina Schultz que acha que as pessoas não devem ficar sentidas ou sentir que estão abandonando os parentes.

Do G1

Alerta para chuva de granizo nas Regiões dos Lagos e Serrana


Há probabilidade da chuva nas próximas 24 horas. A recomendação é não sair de casa durante o período.


Na tarde desta quinta-feira (20) a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro emitiu alerta para probabilidade de chuva de granizo nas Regiões dos Lagos e Serrana do Rio de Janeiro. Segundo Michelle Lima Ribeiro, metereologista da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, as principais cidades que devem ser atingidas pelo granizo são Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama; naRegião dos Lagos e Nova Friburgo, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana.

Cabo  Frio O Secretário de Ordem Pública, Gilson da Costa, pede que a população evite sair de casa neste período e procure não deixar os veículos expostos, a fim de evitar incidentes. A Defesa Civil do município e demais órgãos de segurança já estão tomando as devidas providências com o objetivo de evitar transtornos futuros.


São Pedro da Aldeia       O Coordenador Municipal de Segurança Pública, Adilson Oliveira do Nascimento, orienta a população a também evitar sair de casa. A Defesa Civil funciona no mesmo lugar da Guarda Municipal. Endereço: Av. Francisco Coelho Pereira, 255, Centro de São Pedro da Aldeia ( ao lado da igreja Matriz).


AraruamaEm caso de chuva de granizo, a Prefeitura Municipal de Araruama disponibilizará, como abrigo, os seguintes locais:
- Escola Municipal Margarida Trindade de Deus, no Fazendinha; Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Praia do Hospício; Escola Municipal André Gomes, no bairro Bananeiras e Escola Municipal Sinval Pinto de Figueiredo, no Mutirão.



Do G1

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Greve: no final, Docentes com mais R$, e Discente... FUMO!!!


Após greve, reposição de aulas na UFABC pode ir até 2015



Com o fim da greve das instituições federais, que durou quatro meses e atingiu 57 das 59 universidades federais do País, a preocupação dos alunos e professores é com a reposição das aulas e o estabelecimento do calendário acadêmico. Algumas universidades afirmam que o ano letivo vai se estender até abril de 2013, pelo menos. Na Federal do ABC (UFABC), porém, a normalização poderá ocorrer somente em 2015. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mesmo tendo retomado as atividades na segunda-feira, a UFABC e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ainda não definiram o novo calendário acadêmico. 

A UFABC afirmou que terá uma posição definitiva no dia 26 de setembro, enquanto o Conselho de Graduação da Unifesp vai se reunir amanhã. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, vai se encontrar nesta terça com representantes dos reitores para definir a aplicação do novo calendário. A pasta vai acompanhar a volta das atividades acadêmicas e fiscalizar a reposição das aulas.

Do Terra

Arquivada ação que pedia impedimento parcial do presidente do TRE do Rio de Janeiro

Ministro Arnaldo Versiani


Durante todo processo eleitoral, magistrado de Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está impedido de atuar em processos provenientes de município em que tenha parente até o segundo grau como candidato. Com base nessa posição firmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em respostas a duas consultas, o ministro Arnaldo Versiani determinou o arquivamento de representação em que o deputado federal Eduardo Cosentino da Cunha (PMDB-RJ) solicitava o afastamento parcial do presidente do TRE do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Luiz Zveiter, na condução das eleições municipais no Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Zveiter é irmão de Sérgio Zveiter, candidato a prefeito de Niterói pelo Partido Social Democrático (PSD), e tem se declarado impedido nos processos eleitorais vindos do município desde 1º de março deste ano, cumprindo, portanto, a orientação do TSE.

Na representação, Eduardo Cosentino afirma que Luiz Zveiter, por ser irmão de candidato a prefeito, poderia como presidente do TRE influenciar não apenas as eleições em Niterói, como também as de outras regiões do Estado. Segundo o deputado, os partidos coligados que apoiam a candidatura de Sérgio Zveiter fizeram alianças em outros municípios, o que poderia comprometer a lisura e a parcialidade do desembargador do TRE.

De acordo com dados coletados no site do TSE na internet, o parlamentar informa que Niterói tem mais de 21 mil pedidos de registro de candidatura para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de outubro.

O parlamentar pede, na representação, que Luiz Zveiter "seja declarado parcialmente impedido de exercer suas funções” perante o TRE do Rio de Janeiro. Ou seja impedido de atuar nos processos vindos de Niterói, referentes ao partido ou à coligação que apoia seu irmão, Sérgio Zveiter, até o dia 2 de novembro de 2012.

Já o desembargador Luiz Zveiter informa que, desde 1º de março deste ano, vem se declarando impedido em todos os processos que chegam ao TRE relacionados às eleições em Niterói.

O presidente do TRE destacou ainda que "o impedimento do juiz no tribunal eleitoral restringe-se à circunscrição em que o parente que determina o impedimento encontra-se candidato. Sendo certo que a circunscrição, nas eleições municipais, restringe-se ao respectivo município".

Decisão
O ministro Arnaldo Versiani informa, em sua decisão, que o deputado Eduardo Cosentino solicita que o TSE declare o parcial impedimento do presidente do TRE-RJ, Luiz Zveiter, de suas funções na corte regional, ou seja este impedido de atuar nos processos vindos de Niterói até o dia 2 de novembro de 2012.  Para esse fim, o parlamentar alega que Luiz Zveiter é irmão de Sérgio Zveiter, candidato a prefeito de Niterói pelo PSD.

Em resposta a uma consulta em 1988, o ministro Arnaldo Versiani lembra que o TSE já decidiu que impedimento de integrante de TRE ocorre apenas em relação às eleições no município no qual o parente for candidato. Em outra consulta de 1999, acrescenta o ministro, o TSE decidiu que pode exercer a Presidência de TRE, durante o processo eleitoral, desembargador que tenha irmão e tio candidatos a vereador no Estado onde desempenha suas funções.

No entanto, ao responder a essa segunda consulta, o Tribunal ressalvou que o magistrado da corte regional ficará impedido, durante todo o processo eleitoral, nas ações que venham do município em que tenha parente até o segundo grau como candidato.

“Logo, o impedimento do membro de TRE cujo parente até o segundo grau concorra ao cargo de vereador ou prefeito se restringe aos processos oriundos do município em que se pretende candidatar o parente, o que, no caso, como já dito, já foi afirmado pelo representado [Luiz Zveiter, presidente do TRE do Rio de Janeiro]”, afirma o ministro Arnaldo Versiani.

EM/LF
Processo relacionado: RP 82955

Do TSE

TRE: Denuncie Propagandas Eleitorais Irregulares


Placas de propaganda eleitoral são incineradas em Campos, RJ


Mais de 600 placas de propaganda foram incineradas terça-feira (19). As placas foram apreendidas por operações do Tribunal Regional Eleitoral.

Durante a tarde desta terça-feira (19), seis equipes de fiscais eleitorais de Campos dos Goytacazes, RJ,  fizeram mais apreensões de placas, como no bairro IPS e na Avenida 28 de março. Elas estavam afixadas em estabelecimentos comerciais ou do lado de fora das casas.

O motorista de um carro contendo um adesivo com mais de quatro metros também precisou retirá-lo. Os adesivos também foram apreendidos.

Mais de 600 placas de propaganda foram incineradas pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (19).

As denuncias sobre propaganda eleitoral irregular podem ser feitas pelo telefone 2722-1986.

Do G1

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TRE-RJ indefere registros de três candidatos a prefeito no interior


Na sessão plenária desta terça-feira, dia 18, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro indeferiu, por maioria, a candidatura de Alair Francisco Correa (PP) à Prefeitura de Cabo Frio. A Corte entendeu que o candidato não esclareceu todas as anotações presentes em sua certidão criminal, não atendendo, por conseguinte, uma das exigências para a concessão do registro. O Tribunal também decidiu, com base na Lei Complementar 135, a Lei da Ficha Limpa, manter o indeferimento dos registros dos candidatos a prefeito Mario de Oliveira Tricano (PT), de Teresópolis, e Carlos Rogério dos Santos (PDT), de Queimados. Em todos os casos, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Deferidos
Na mesma sessão, o Colegiado do TRE-RJ deferiu os registros de candidatura a prefeito de Felix Monteiro Lengruber (PMDB), de Macuco, Gilson Nunes Siqueira (PP), de Cardoso Moreira, e de Eliton Luiz Domingos Correa (PDT), de Paracambi.


Do TRE-RJ

Empregos: Setor de petróleo e gás pode gerar 200 mil novos postos de trabalho



Grande parte das vagas será na Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, que concentra 80% da produção de petróleo no país.



No Rio de Janeiro, uma grande feira de petróleo e gás mostra os desafios que o Brasil tem no setor. Um deles é preencher os 200 mil postos de trabalho vão ser criados nos próximos cinco anos.

O pai de Larissa trabalhava em uma plataforma de petróleo. As histórias que ele contava despertaram o sonho dela. “Ele sempre trabalhou embarcado e eu ouvia as histórias que ele chegava em casa contando”, diz a menina.

Ciro fez a opção pensando no mercado de trabalho. Os dois circulavam na exposição mais importante do setor de petróleo e gás da América Latina. A exposição reflete o intenso crescimento do mercado de petróleo e gás. Nos próximos cinco anos, esse crescimento vai se intensificar, e vai levar a uma demanda de mão de obra.

Serão criados cerca de 200 mil novos empregos diretos e indiretos, em nível técnico, médio e universitário. As descobertas recentes na área do pré-sal são uma das razões. “Vai triplicar a reserva brasileira e vai triplicar a produção nos próximos dez anos, e isso vai exigir muito profissional”, explica Álvaro Alves Teixeira, geólogo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

“Na medida em que essas descobertas foram muitas, relevantes e concentradas no tempo, isso torna o nosso desafio maior ainda. Porém torna a nossa oportunidade maior ainda”, fala Alfredo Renault, superintendente da ONIP.

Grande parte das vagas será na Bacia de Campos, no estado do Rio, que concentra 80% da produção de petróleo no país. Lá, estão em operação 400 poços e 30 plataformas de produção. E muitas ofertas de trabalho também podem ser encontradas em Santos, área de buscas do pré-sal. Ainda na Bahia, Espírito Santo, Amazonas e Rio Grande do Norte, de onde veio Ciro.

Olha o salário inicial de um engenheiro: “A partir de uns oito mil reais. Isso varia muito com carga horária e empresa, aí pode subir bem mais”, conta Ciro Rodolfo.

Profissionais capacitados também serão necessários para a construção de cinco refinarias e 28 plataformas, até 2017. “Minha ambição agora é viajar nos mares, nas plataformas, perfurando poços de petróleo”, afirma Larissa.

Do Bom Dia Brasil